UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE

N° de Visitas: contador de visitas gratis

 UNATI em MOVIMENTO

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, como uma pandemia. Até o momento, a ciência não encontrou uma vacina capaz de imunizar os seres humanos. Sendo assim, prevalecem três medidas para evitar o contágio do vírus: i) higienização das mãos e objetos, ii) uso constante de máscaras, e iii) isolamento/distanciamento social.
Em relação ao isolamento social, apesar dessa estratégia ser útil, estudos atuais mostram que elas tem gerado efeitos colaterais, como a baixa da percepção da qualidade de vida e do bem-estar. Sendo assim, o isolamento social vem provocando alterações sobre a capacidade física e mental da população mundial. No caso dos idosos, por exemplo, isso tem consequências graves, como a redução da capacidade funcional, perda da autonomia, alteração da qualidade do sono, ansiedade, depressão, afetando inclusive o desempenho cognitivo.
Por essas razões, a Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNATI/UNIVASF) está lançando o projeto “UNATI em MOVIMENTO” que busca estimular idosos e familiares a praticarem exercícios físicos em suas residências. O projeto consiste em vídeo aulas apresentadas por acadêmicos e ex-alunos do curso de Educação Física (UNIVASF). As informações são simples, acessíveis e úteis, capazes de auxiliar todas na promoção da saúde. Semanalmente 2-3 novos vídeo aulas serão divulgados em nossa página do Instagram (clique aqui), com possível acesso também pelo YouTube (clique aqui).
*Compartilhe nossa ideia & não perca tempo: se exercite!