UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE

N° de Visitas: contador de visitas gratis

Bem vindo ao novo portal da UNATI!

Postada dia 24 mar, 2015

A Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf tem por missão institucional, segundo suas atribuições (Lei nº. 10.473 de 27 de junho de 2002), ministrar o ensino superior, desenvolver a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária na região do Semiárido nordestino. Assim sendo, em setembro de 2014, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco homologou a criação da UNATI/Univasf, a qual se encontra associada ao Programa “Vida Ativa: Saúde e qualidade de vida do idoso nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA” aprovado pelo Edital PROEXT/2015-2016. Este Programa consiste em uma iniciativa do Colegiado de Educação Física da Univasf e conta com um recurso de R$ 300.000,00 para o período 2015-2016.

É importante salientar que a UNATI não prioriza – unicamente – a pessoa idosa uma vez que suas ações abrangem temáticas transversais do processo do envelhecimento. Prontamente, considerando que o envelhecimento é um processo multifatorial, caracterizado por transformações psicológicas, funcionais e sociais, ela também direciona suas ações às famílias dos idosos e a sociedade como um todo. No âmbito institucional, suas atividades facilitaram o intercâmbio da pessoa idosa tanto com os alunos de graduação, como docentes e técnicos da Univasf. Deste modo, promove-se assim na instituição uma nova maneira de educar, informar e interagir com as demandas sociais locais, desmistificando, igualmente, estereótipos geralmente atribuídos à Terceira Idade. Com a UNATI/Univasf se evidencia na região do Sertão nordestino um estilo moderno de universidade, preocupado com o desenvolvimento de estratégias socioculturais. Assim sendo, ela é mais um mecanismo para flexibilizar a produção e, principalmente, a disseminação de conhecimentos.

Objetivos
Promover e desenvolver, na região do Sertão nordestino, ações no âmbito da educação, da saúde física e mental e da cidadania para a população idosa (igual superior a 60 anos).

Específicos:
– Ampliar os níveis de educação, bem-estar e qualidade de vida da comunidade idoso local;
– Criar condições à integração e participação do idoso na esfera interna da Univasf e externa à IES;
-Estimular e integrar as diferentes áreas do conhecimento, representadas pelos Colegiados/Univasf, à realização de atividades sistematizadas e continuas com a população idosa local;
– Promover na Univasf o estudo, a pesquisa e a extensão na área do envelhecimento;
– Investir na capacitação profissional com foco no envelhecimento humano;
– Estabelecer contato com instituições e pesquisadores a nível local, nacional e internacional, buscando medidas à promoção da educação, saúde, bem-estar e qualidade de vida do idoso e sua família;
– Auxiliar o desenvolvimento de Políticas Públicas, à nível regional, específicas para a população idosa.